quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Poderia estar pior

Esse texto é para você: que reclama da vida, que acha que o “universo está conspirando contra você”, que está cansado. Eu sei, nossa vida é monótona e sem graça. Não é como em livros ou mangás, ou séries e animes, que tudo é tão incrível! As amizades são duradouras, assim como o amor; que uma série de aventuras acontece; que nenhum dia é como o outro.
Mas você não acha que poderia estar pior?
Você poderia estar deitado em uma maca de hospital, dependendo de máquinas para sobreviver. Poderia estar sem família ou amigos. Poderia não ter uma moradia. Poderia estar passando fome. Poderia estar morto.
Mas não. Você está vivo e tem uma vida boa! Não está dependendo de máquinas para respirar, tem sua família e amigos ao seu lado para o que deve e vier, tem uma casa – concordemos que, não importa o tamanho ou onde ela se localiza, e sim que você tem um aconchegante lugar para dormir todos os dias-, tem comida em sua mesa todos os dias. E o principal: está vivo. Respirando. O sangue bombardeando seu coração. Seu cérebro recebendo e enviando impulsos nervosos. Seu pulmão se contraindo e relaxando. Está vivo.
Isso é o que importa.
Se estiver cansado da vida monótona, simplesmente abra um livro, cheiro-o (vai me dizer que nunca cheirou um livro?) e comece a passar seus olhos pelas páginas, indo para um mundo aleatório e escapando da realidade. Mas, por favor, dê mais valor a sua vida, as coisas que você tem, e as pessoas ao seu redor, mais precisamente falando, família.

P.S.: Não, o Universo é grande demais para estar conspirando com uma pessoa que, em escala cósmica, sequer existe. 

sexta-feira, 11 de novembro de 2016

Zoológico

Ah... Zoológico, lugar que, aposto, grande maioria das crianças adoram ir, para ver aqueles lindos animais... enjaulados e presos, com um mísero espaço.
Zoológico, muitos dizem, é como se servisse para cuidar dos animais, certo? Bem, por parte concordo, por parte não. Certo, eles fazem MUITO melhor do que circo, que chicoteiam e tratam os animais como objetos de atração, e não como seres vivos que têm sentimentos. Bem, o zoológico pode até dar um "lar" e comida para o animal, pode fazer com que ele "sinta-se" em casa, bem, apenas um pouco, porque se formos comparar o tamanho de uma "jaula" como tamanho do habitat natural do animal, a diferença será, literalmente, enorme!
Pensem: você, isso mesmo, você, ser tirado de sua casa, com sua liberdade, família, comida quando bem quiser, enfim, o conforto da sua casa, e ser levado a um lugar totalmente diferente, no qual você é uma atração. as pessoas passam por você, olham, ficam falando: "olha que bonitinho", o dia inteiro, ficar deitado apenas olhando as pessoas passarem em sua liberdade... Horrível, não é? Ah, claro: na pior das hipóteses uma criança "que não tem noção do perigo", entra na sua jaula! Você age de acordo com seus instintos, pode até estar "brincando" com a criança e pá! O lugar que falam que cuidam de você, basicamente, te mata! Quero dizer, é exatamente isso o que acontece! O animal fica enjaulado o dia inteiro! Fora da sua casa, até mesmo de sua família. Eles até podem cuidar, mas não fazem com que o animal sinta-se em casa. Em minha opinião, zoológicos, na verdade, deveriam ser como veterinários para animais selvagens, ou um local de estudo dos animais. Veja a diferença: de um animal de um zoológico, para um animal em sua "casa"! Animais têm sim sentimento. Não são humanos, mas que têm, têm! Se for para dizer quem menos tem sentimento, óbvio, seremos nós, os humanos. Olha a maravilha que fazemos: derrubamos as casas dos animais, enjaulamos alguns, caçamos alguns por diversão, destruímos a cadeia alimentar, limpamos uma raça da face da terra, gastamos água, matamos o nosso precioso planeta Terra de pouquinho em pouquinho, poluímos, maltratamos, causamos fome, guerra e destruição... Aliás, isso é como nosso instinto, não é?
Assim como é de um animal ver uma presa (tanto uma zebra, no caso de um leão por exemplo, quanto um humano), e ir para cima dela, aliás é comida; assim como matamos galinhas, porcos e etc. para comida.
 Há diversos casos de crianças que entraram na jaula de um animal, o animal foi sacrificado, e ficou por isso mesmo; com pessoas achando que a culpa é do responsável por ter deixado que a criança entrar (até porque nenhuma criança em hipótese alguma vai entrar sozinha sem um responsável em um zoológico), e aquele lado, que acha que a culpa é do animal (por ter seguido seus instintos). Vamos pegar um exemplo que aconteceu um pouco antes das olimpíadas: onça pintada, Juma (lembrando que essa raça está em extinção, e sim, foi a muito tempo, mas não deixa de ser uma tragédia horrível), foi morta por um tiro de pistola após ter tentado avançar sobre um soldado. Precisava matá-la? Precisava tirar a vida de um animal inocente? De maneira alguma! Juma= onça pintada= está em extinção= é um animal selvagem e não doméstico. Será que não passou pela cabeça deles que algo do gênero poderia acontecer? Certo, os soldados a acolheram e a treinaram, tranquilizantes não a pararam. Mas será que o desfile da tocha olímpica era mais importante do que ela? Do que um ser vivo? Eles poderiam ter cogitado essa ideia, ela poderia atacar, é um animal que age por instintos e é selvagem, poderia acontecer! Achei isso algo extremamente horrível.
 Bem, acho que zoológicos, como disse acima, poderiam ser como um veterinário para animais selvagens, ou poderia ser maior, e não ter exposição. Ser um lugar enorme para que os animais tivessem seus companheiros, pudessem correr e sentir... liberdade! Sem humanos, sem lugar pequeno... um lugar melhor para eles.
 O problema é que a raça humana pensa apenas em si mesmo, e não nos seres que estão dividindo esse pequeno planeta conosco.